Total de visitas: 3372
|
Carnaval 2009
SINOPSE - CARNAVAL 2009 - SOCIEDADE ÁGUIA REAL
Enredo: "Voei nas asas de uma águia soberana"
Venham, vamos voar junto à nossa Águia Real e com ela reconhecer na história mundial como muitos povos já utilizaram e ainda utilizam a Águia, este pássaro que também é considerado sagrado, como símbolo, seja de poder, autoridade, inteligência e altivez.
Não é de hoje que a águia é “cultuada”, e na mitologia de muitos povos ela sempre esteve presente, seja no antigo Egito, na Grécia ou no Oriente; o povo nórdico também a cultuou, assim como os astecas e os romanos com sua igreja e seu salvador. Da África o seu poder nos faz pensar, pois segundo as lendas até a própria cura é capaz de realizar. E no carnaval está sua consagração, és símbolo maior do amor de um eterno folião.
NA MITOLOGIA
A mitologia egípcia é rica em divindades em que figuras falconiformes são usadas para representá-las. Uma digna de destaque é Hórus: deus egípcio do céu, filho de Osíris com sua irmã Ísis. Tamanha importância teve entre os antigos que seu culto sobreviveu através dos tempos, assumindo diversas denominações. Representado normalmente como um falcão, às vezes como um humano com a cabeça de falcão portando na fronte a Dupla Coroa e auréola com um disco solar. Simbolizava proteção, magnificência e poder real. O Olho de Hórus representava, também, indestrutibilidade: protegia e ajudava na hora do renascimento. E dessa mitologia a maçonaria o adotou como tal, e ele sobrevive até nossos dias, aparecendo como o Olho da Providência no Grande selo dos Estados Unidos da América. O Olho de Hórus foi encontrado sob a 1ª camada de bandagens na múmia de Tutankamon.
Na Mitologia grega, “AQUILA” é adorada por ter destruído os grandiosos monstros titãs lançando sobre eles furiosos relâmpagos.
No Japão a águia servia como montaria no kami, que a tinha como mensageira e a considerava águia do sol. Na china a águia foi usada como mensageira do amor entre a princesa e seu amante, ela todo dia 7 de cada mês, atravessava a via láctea levando e trazendo suas mensagens, sendo considerada a mensageira dos amantes.
Segundo o povo nórdico, o Deus supremo Odim é um deus que se esconde na escuridão da noite e nas nuvens tempestuosas, que usa um capacete furado ornando com enormes asas de águia.
Do que se sabe da mitologia asteca é que a águia foi considerada a rainha de todos os pássaros, mensageira do fogo celeste e substituta do sol.
Na simbologia Cristã, a águia e usada para representar a ressurreição e o triunfo do cristo e do cristianismo, na igreja de Roma há exemplos de águias diversas, como a águia de duas cabeças, a águia bicéfala, que é o símbolo de São João evangelista.
A ÁGUIA NA ÁFRICA
A Águia voou ate a África, onde é ligada ao misticismo de Oxossi, orixá da fartura e da alimentação. Conhecida como rei dos pássaros, ela voa soberana nos desertos africanos, com um clima desértico a seu favor, e uma visão privilegia ela caça suas presas com facilidade.
O PODER DA ÁGUIA
Poderoso símbolo de autoridade há milênios a águia é reverenciada e cultuada por muitos povos. É incontestável a força de seu simbolismo no inconsciente coletivo da humanidade. Curandeiros e Xamãs usam suas penas como um importante instrumento de cura.
As águias são consideradas um bom agouro. Elas representam a proteção, sabedoria, abundância, força, espiritualidade. Nativos dizem que quando se está rezando ou fazendo cerimônias, e elas aparecem no ar, significa que as preces serão atendidas. A Águia carrega nossas preces diretamente para o Criador. Às penas da águia sempre foram atribuídos poderes curativos; dizem às lendas que uma ave de nome Fênix, se rejuvenescia de 100 em 100 anos e para isso voava tão perto do Astro Rei que deixava que as suas penas se incendiassem. Ao regressar a Terra, banhava-se num lago de águas transparentes e voltava a nascer. Pensa-se que esta lenda tem a ver com a purificação cíclica da alma. A Fénix renascida simboliza a imortalidade, a ressurreição e a vida que se prolonga para lá da morte.
Diziam os antigos que ela vivia na Cidade do Sol, e por isso se acreditava que trazia os seus ovos para o altar do Deus Sol, para que fossem fertilizados e novas aves fossem trazidas ao mundo.
A Águia tem uma visão tridimensional de 360º e um campo de visão bem maior que o do homem, ela, da altura que está consegue ver o menor alvo no chão. Outro ponto é que embora a águia tenha esta capacidade de visão tão grande, ela não tem as suas vistas ofuscadas pelo brilho do sol, conseguindo a proeza de não piscar ao ficar olhando para o sol. Vale destacar a denominação popular: olhos de águia, atribuída ao homem muito perspicaz, penetrante, que vê claro e longe; superior em inteligência.
ÁGUIA NO CARNAVAL
Fascinante e intrigante o carnaval brasileiro também usa a águia como símbolo de algumas escolas de samba, assim como o jogo do bicho, onde a águia ocupa a posição numero 1(um); pensando desta forma, Paulo da Portela e Natal deram a águia como símbolo da Portela, que mesmo a anos sem faturar o primeiro lugar, ainda é a escola com o maior numero de campeonatos do carnaval. Mas a águia não é só símbolo da Portela, muitas escolas que foram batizadas pela Portela, resolveram homenagear sua madrinha e usam a águia também como símbolo, é o caso da Paulistana Nenê de Vila Matilde e das carioquissimas, União da Ilha do Governador, Mocidade de Vicente de Carvalho, Lins Imperial e da Dissidente Tradição.
Assim como fez Odim, hoje, vamos “alar” nossas cabeças e alçar o vôo mais alto que uma escola de samba pode querer, o Campeonato....
Braulio Malheiros
|
|